Polis reforça o cordão dunar entre a Costa Nova e Mira

O objectivo desta acção é a consolidação do cordão dunar, numa extensão aproximada de 15 Km, entre a Costa Nova e Mira. A necessidade desta operação deve-se ao facto do cordão dunar ter vindo a sofrer, nas últimas décadas, um grande desgaste por erosão e mesmo alguns galgamentos. Esta intervenção prevê a realização de acções de protecção e recuperação do sistema dunar, pela recarga com areias, a sua estabilização com paliçadas e a recuperação dos seus habitats (com plantação de espécies autóctones e vedações para evitar o pisoteio).

Assim, o presente projecto destina-se:
• Ao reforço do cordão dunar através de recarga artificial com inertes, a disponibilizar pela Administração do Porto de Aveiro (A.P.A.), resultantes de operações de dragagem realizadas na Ria até finais de 2004, e que, actualmente, se encontram no Porto de Aveiro, situado na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo. A cedência dos inertes é apenas uma das componentes da participação acordada da APA, SA na Operação Polis, cujo financiamento global prevê, ainda, uma comparticipação financeira, desta entidade, de 4,18 milhões de euros.
De realçar que para a realização desta acção de recarga foi necessário proceder à respectiva caracterização física e química dos sedimentos existentes em stock, a fim de aferir a sua adequabilidade para utilização no reforço do cordão Dunar
• À definição de soluções específicas para a recuperação e renaturalização do sistema dunar como sejam a instalação de paliçadas, plantação de espécies florísticas autóctones, valorização dos espaços etc.


 

Look Concepts