2010-04-09

REGULARIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS CANAIS NAVEGÁVEIS - POLIS RIA DE AVEIRO REUNE COM UTILIZADORES DA RIA

A Polis Litoral Ria de Aveiro, S.A. deu hoje início, na sua sede, a um conjunto de reuniões com os representantes dos principais utilizadores da Ria, com o objectivo de recolher os seus contributos, para a intervenção da regularização dos principais canais navegáveis da Ria de Aveiro.

Saber quais os problemas de circulação na ria; quais os requisitos de navegação nos principais canais, procurar compatibilizar os diferentes usos, bem como receber algumas recomendações para a concepção e implementação da intervenção de regularização, foram os principais pontos discutidos nas quatro reuniões, ocorridas ao longo do dia, e que foram centradas nos principais canais (Mira, Murtosa, Ovar e Ílhavo), permitindo, assim, uma efectiva participação de todos os intervenientes.

De acordo com a Presidente do Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, S.A., Teresa Fidélis “a realização destas reuniões, com o envolvimento da ARH do Centro, IP e do ICNB, IP é fundamental para garantir a aproximação dos utilizadores à concepção e implementação da intervenção, tendo permitido partilhar as suas preocupações, expectativas e recomendações. A par da Consulta Pública, no âmbito da Avaliação Ambiental Estratégica, que está a decorrer, estas reuniões e outras acções que irão em breve ser desenvolvidas, são claras demonstrações da preocupação em envolver entidades, especialistas e utilizadores nos trabalhos que se vão realizar até 2013.”

Relembre-se que a acção de regularização dos principais canais navegáveis prevê a manutenção e reposição das condições naturais da Ria que assegurem a sua estabilidade biofísica e minimizem situações de risco (de erosão e/ou cheias) para pessoas e bens. Os trabalhos a realizar passam pela transposição de sedimentos de locais com problemas de assoreamento (principais canais de navegação e/ou outros) para locais a definir, onde haja défice sedimentar ou para reforço de margens e/ou cordão dunar, permitindo assim uma optimização do equilíbrio dinâmico da Ria.

Para a execução dos trabalhos, para além da realização de estudos de hidrodinâmica costeira e lagunar, de navegabilidade e caracterização ecológica, serão efectuadas análises prévias das caracteristicas e qualidade dos sedimentos, tendo em vista a verificação do destino final dos mesmos.

A intervenção Polis Litoral na Ria de Aveiro pretende promover um conjunto articulado de intervenções de requalificação e valorização entre 2009-2013 para fazer face a um conjunto de problemas entre os muitos que a Ria apresenta como a fragilidade da faixa costeira, a degradação dos valores naturais, as dificuldades de circulação nos principais canais navegáveis e a falta de intervenções estruturais nos últimos anos.

‹ voltar

walk